quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O substrato ideal para sua orquídea

Os substratos devem conter boa aeração, boa drenagem, fornecer nutrientes, manter a umidade e garantir a sustentação da planta, semelhante ao que ela encontra em seu hábitat natural.

CARVÃO
O QUE É: carvão comum, igual ao de churrasqueira, mas que sempre deve ser novo.
VANTAGENS: o carvão vegetal sozinho é ótimo para locais de clima úmido. Já em locais de clima seco, deve ser acompanhado de outro substrato que retenha umidade (como o pinus).
DESVANTEGENS: necessita de adubações mais freqüentes. É muito leve, não segura a planta e, em razão de sua porosidade, tende a acumular sais minerais. Por isso, precisa de regas freqüentes com água pura.
DURABILIDADE: cerca de 2 anos. Depois disso ele fica saturado de sais minerais e começa a esfarelar.
É INDICADO PARA: VANDA, ASCOCENTRUM, RHYNCHOSTYLIS, RENANTHERA, LAELIA purpurata, CATTLEYA e ONCIDIUM.
RETÉM UMIDADE? NÂO
ADUBAÇÃO: semanal 

CASCA DE PINUS
O QUE É: casca da árvore PINUS elliotti.
VANTAGENS: é fácil de ser encontrado e retém adubo.
DESVANTEGENS: possui excesso de tanino e se decompõe muito rápido. Também quebra com facilidade e não fixa bem a planta no vaso, necessitando para isso de um tutor.
DURABILIDADE: no máximo 1 ano.
É INDICADO PARA: CIMBIDIUM, VANDA, CATTLEYA e LAELIA
RETÉM UMIDADE? SIM
ADUBAÇÃO: quinzenal 

PEDAÇOS DE ARDÓSIA
O QUE É: pedra, normalmente escura, utilizada para pisos.
VANTAGENS: é rica em ferro, o que ajuda no crescimento e na floração.
DESVANTEGENS: não retém água.
DURABILIDADE: longa e indefinida.
É INDICADO PARA: Orquídeas rupícolas como a PLEUROTALLIS teres e a BULBOPHYLLUM rupiculum.
RETÉM UMIDADE? NÃO
ADUBAÇÃO: quinzenal

PEDRAS BRITA E DOLOMITA
O QUE É: pedras usadas em construções. A brita é de cor cinza e a dolomita é a branca, também usadas em aquários.
VANTAGENS: são facilmente encontradas e ajudam no enraizamento das plantas.
DESVANTEGENS: retêm sais dos adubos e queimam as pontas das raízes de algumas espécies. Pesam mais que os compostos orgânicos. Necessitam de muita adubação pois não tem nenhum valor nutritivo. As britas soltam muito cálcio.
DURABILIDADE: elas não se deterioram.
É INDICADO PARA: CATTLEYA e LAELIA purpurata
RETÉM UMIDADE? NÃO
ADUBAÇÃO: semanal 

CASCA DE PEROBA
O QUE É: casca rugosa da árvore peroba-rosa (ASPIDOSPERMA pyrifolium).
VANTAGENS: grande durabilidade, rugosa, retém pouca água. Com esta casca, podem-se cultivar orquídeas na vertical.
DESVANTEGENS: por ser um substrato duro, é preciso regar as plantas mais vezes. Também não retém adubo.
DURABILIDADE: mais de 5 anos.
É INDICADO PARA: Orquídeas epífitas que gostam de raízes expostas, como MILTONIA, ONCIDIUM, BRASSIA, BRASSAVOLA, ENCYCLIA e CATTLEYA walkeriana.
RETÉM UMIDADE? NÃO
ADUBAÇÃO: semanal 

CAROÇO DE AÇAÍ
O QUE É: semente da palmeira muito comum na região amazônica.
VANTAGENS: é barato e abundante, na região de origem dessa palmeira (Pará). Conserva a acidez num nível bom para as orquídeas e retém a quantidade ideal de adubo e de umidade. Também não possui excesso de tanino ou outras substâncias tóxicas.
DESVANTEGENS: em regiões úmidas, deteriora-se com muita rapidez devendo ser trocado, pelo menos, a cada 2 anos. As orquídeas devem ficar em local coberto para que o substrato não encharque. Não é encontrado tão facilmente em outras regiões do país.
DURABILIDADE: 3 anos
É INDICADO PARA: todos os gêneros de orquídeas cultivados no Brasil.
RETÉM UMIDADE? SIM
ADUBAÇÃO: quinzenal 

COCO DESFIBRADO
O QUE É: produto feito a partir de cocos que sobram da comercialização da água e são vendidos em estado rústico.
VANTAGENS: contém macro e micro nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento da planta. Possui várias opções em vasos e outros formatos ‘a venda. Há versões vendidas sem o excesso de tanino, substância que pode queimar as raízes.
DESVANTEGENS: não retém muito adubo e é carente de nitrogênio. Não é recomendado para regiões frias e úmidas porque retém muita água e as raízes podem apodrecer.
DURABILIDADE: mais de 3 anos.
É INDICADO PARA: MILTONIAS, ONCIDIUM e micro-orquídeas.
RETÉM UMIDADE? SIM
ADUBAÇÃO: semanal 

FIBRA DE COCO PRENSADA
O QUE É: produto industrializado feito a partir do coco desfibrado. Pode ser encontrado em forma de vasos, pequenos cubos, bastões, placas ou fibras. Um dos mais conhecidos é o COXIM, que tem causado muita polêmica entre os orquidófilos. Alguns acham que é o substituto ideal para o xaxim, já para outros ele não é recomendável porque encharca. O nome é uma referência ao material utilizado (coco + xaxim)
VANTAGENS: conserva a acidez num nível bom e necessita de poucas regas, pois é muito absorvente. Demoram mais para aparecer crostas verdes (musgo) comuns nos xaxins e que, em excesso, podem prejudicar a planta. É ideal para regiões mais secas e quentes.
DESVANTEGENS: não retém muito adubo e é carente de nitrogênio. Ao absorver a água, o coxim aumenta um pouco de tamanho e se expande. Ao secar, volta ao seu volume original. Por esta razão, os cubos devem ser colocados de forma desarrumada e não socados em vasos, para não estoura-los. O excesso de tanino pode queimar as raízes. Não é recomendado para regiões frias e úmidas porque retém muita água e as raízes podem apodrecer.
DURABILIDADE: mais de 5 anos (em regiões de clima seco)
É INDICADO PARA: MILTONIA, PHALAENOPSIS e Vanda.
RETÉM UMIDADE? SIM
ADUBAÇÃO: quinzenal

ESFAGNO
É obtido de musgos importados, sendo um material caro. Sua principal característica é a grande retenção de água, podendo-se reduzir o número de regas. Também fornece grande quantidade de nutrientes.  


Como é difícil encontrar uma opção que reúna todas características que a sus orquídea precisa, a solução é unir um substrato que retenha muita umidade com outro que retenha pouca umidade. Assim, é mais fácil produzir um equilíbrio para a planta.
Já existe no mercado um composto que sempre uso feito de pinus, coco e carvão.

DICAS PARA USAR MELHOR OS SUBSTRATOS

- Antes do plantio, lave bem o substrato com água de torneira. Depois deixe-o de molho, no mínimo uma hora, com água sanitária (1/3 de copo para 8 litros de água), depois enxague. Isso ajuda a eliminar o excesso de tanino (uma substância tóxica) e matar fungos e bactérias. - Mensalmente coloque o substrato (com a orquídea junto) em um balde com água de torneira por 15 minutos. Assim serão eliminados os excessos de sais que podem queimar as raízes. É uma simulação do que acontece nas florestas, quando cai uma chuva torrencial. - Faça adubações periódicas com NPK, pois nenhum, dos substratos alternativos possui a vantagem de liberar tantos nutrientes quanto o xaxim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário