segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Hora de replantar sua orquídea?


Quando replantar uma orquídea?

A divisão e replantio devem ser feitos quando a planta acabar a floração e estiver emitindo raízes novas, o que se percebe pelas pontinhas verdes nas extremidades das raízes, não importando a época, inverno ou verão.
Quando for dividir a planta, cada parte deverá ficar com, no mínimo, três bulbos, tendo-se o cuidado de não machucar as raízes vivas, o que se consegue molhando-as pois ficam mais maleáveis.
Sempre trabalhe com instrumentos (facas, tesouras, alicates) limpos para que a planta não se contamine.


 
Passo-a-passo para plantar ou replantar sua orquídea:

1. Retire a orquídea do vaso, faça isso com cuidado para não machucá-las. Se tiver com mais de seis bulbos, você poderá dividi-la e ter novas mudas (lembre-se de deixar, no mínimo, 3 bulbos juntos);
2. Lave as raízes, faça isso com cuidado para não quebrar as raízes novas, em água corrente. Retire as raízes mortas e fragmentos restantes. Mantenha as raízes saudáveis intactas;
3.  Escolha o vaso que vai replantar (vide obsercação 1);
4. Adicione material de drenagem, coloque uma camada de brita, argila expandida, carvão ou isopor;
5. Coloque o substrato (veja na observação 2 os mais utilizados e escolha o ideal para sua espécie de orquídea) deixe um pouco para completar depois da colocação da muda.
6. Acomode a planta em um dos cantos do vaso. A parte mais antiga deverá ficar afixada na parede do vaso e a parte nova voltada ao centro do vaso, para dar espaço ao seu desenvolvimento. O rizoma deve ser posicionado a uma altura uma pouco abaixo do nível da borda do vaso. Com a outra mão, coloque algum substrato ao redor das raízes tomando cuidado para não quebrá-las. Vá então adicionando mais substrato sempre pelas laterais, de forma a ir acomodando as raízes e firmando a planta.



DICA 1: Os vasos mais utilizados e facilmente encontrados são os de barro e os de plástico.

DICA 2: Os substratos devem conter boa aeração, boa drenagem, fornecer nutrientes, manter a umidade e garantir a sustentação da planta, semelhante ao que ela encontra em seu hábitat natural.


DICA 3: Coloque uma quantidade de substrato que seja suficiente para dar um bom equilíbrio e firmeza para a planta. A planta deve ficar firme no vaso e não balançando com facilidade.
Se a sua planta possuía poucas raízes e não ficou firme no novo vaso, então você precisa dar um suporte a ela de forma a não deixá-la balançar com o vento, pois se ela balançar, as novas raízes ficarão em atrito com o substrato e serão danificadas impedindo o seu  desenvolvimento. Para isto utilize de algumas estacas de bambu fincadas no substrato e amarre alguns pseudobulbos a elas.

DICA 4: Plantas recém envasadas devem ficar em um local em que recebam um pouco menos de luz que o habitual e a folhagem umedecida mais freqüentemente, mas evite regar o vaso. O substrato deve somente ser levemente umedecido até que as novas raízes estejam com 4 ou 5 cm. Este procedimento leva somente umas poucas semanas e você será bem recompensado evitando regar o vaso, mas mantendo o meio levemente umedecido, bem como as folhas. Se o substrato ficasse muito úmido neste primeiros dias isto poderia levar ao apodrecimento das raízes mais velhas. Quando, após estas poucas semanas de tratamento especial, você notar que a planta já está restabelecida volte ela ao seu lugar original e aos procedimentos normais.

Estas são as minhas mudas replantadas:


 
FONTES: www.orkideas.com.br; http://www.cultivando.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário